A tradição de usar vestido branco para se casar, surgiu em 1840 com a Rainha Victoria da Inglaterra que na ocasião do seu casamento com o Príncipe Albert, (Seu primo por quem era apaixonada) usou um vestido branco (já que era proibido a qualquer homem pedir uma rainha em casamento, foi ela quem fez o pedido a ele).
A fotografia oficial do casamento da rainha foi publicada exaustivamente, fazendo com que as noivas da época também escolhessem vestidos brancos em demonstração de devoção à rainha. A tradição continua até os dias de hoje.
A tradição de usar anéis nos dedos vem desde a antiguidade. Vários povos como os Egípcios e os Romanos costumavam passá-los de pai para filho. As alianças de casamento, com os formatos atuais só foram adotados na vida dos casais a partir do século XV.
Devido a sua forma não ter começo nem fim, é considerado como uma representação do eterno. De acordo com registros históricos, os anéis eram trocados por noivos como símbolo de fidelidade mutua e de união dos corações. Colocado no quarto dedo da mão esquerda, pois acreditavam haver uma veia que saia do anular direto para o coração.