Para descobrir qual é o seu tipo de rosto você deve observá-lo, tentando imaginá-lo sem o cabelo. Visualize onde as linhas do queixo e da desta se encontram.
Se você não tem muita segurança sobre qual o melhor estilo de corte de cabelo lhe fica melhor, não tenha medo em perguntar para o seu cabeleireiro, afinal de contas, ele já está acostumado e te conhece bem . Nunca se esqueça de que o que lhe fica bem, não necessariamente vai ficar bem em sua irmã.
Você também deve se preocupar com os cuidados e com o tempo que determinado corte vai lhe exigir. Você deve levar em consideração sua idade, seu estilo de vida, lugares que frequenta, como se veste, enfim.
ROSTO OVAL:
Considerado o rosto ideal para todos os tipos de cortes. Desde que deixe as feições expostas e com os fios afastados. Apenas evite se esconder atrás de franjas espessas e pontas na direção a face.
ROSTO REDONDO:
Com a testa mais curta e o queixo pequeno e bochechas generosas. Para suavizar, o ideal é alongar as linhas com um corte que deixe mechas nas laterais e com pontas viradas para o rosto, criando um volume na parte superior da cabeça. O corte longo seria o mais indicado, repicado nas laterais e o uso de topetes no alto da cabeça. Evite os curtos, com volume lateral excessivo ou fios repicados na altura do queixo.
ROSTO QUADRADO:
Com características bem acentuadas, testas, maças e maxilares largos. Pede um corte que de volume no alto da cabeça, com fios na lateral do rosto e comprimento na altura do queixo. E abuse das pontas virados para o rosto, fios desfiados ou repicados em direção ao queixo.
ROSTO RETANGULAR:
Longo e anguloso, nariz comprido e olhos próximos. Assim, é preciso suavizar o contorno facial, criando novas linhas. Uma boa pedida são as franjas “Falsas”. Evite cabelos muito compridos, pois eles acabam enfatizando ainda mais o formato do rosto.
ROSTO TRIANGULAR:
Geralmente com testa larga, queixo fino, pequeno e maças estreitas. Pede cortes com volume na altura do queixo e fios suavizando a largura da testa. No caso de uma testa muito larga não deve puxar o cabelo para trás, prefira uma franja mais leve com os fios desfiados.
ROSTO LOSANGULAR:
Testa e queixo fino, mito largo na altura das maças do rosto. Preferível um corte com volume nas laterais, como ele tende a ser mais largo do que longo, o ideal é acertar a sua proporção, optando pelo comprimento médio, com franja longa, desfiada e um pouco abaixo dos olhos.
ROSTO HEXAGONAL:
O mais comum de se encontrar, com seis lados, ele pode vir em dois formatos, longo ou largo. Os longos, pedem um cabelo com volume nas laterais. Já os com largos pede um cabelo mais longo e com volume no alto da cabeça. Mas lembre-se que não se deve exagerar no volume e cortes muito curtos, pois deixam o rosto ainda mais largo.